sexta-feira, 7 de maio de 2010

Os “Sinais” subtis de Peter Granser


Os sinais fotografados por Peter Granser não são meros letreiros, cartazes e placards, mas manifestações exteriores do pensamento e do “estilo” do Estado a que J.W. Bush chama de lar. Peter Granser, artista alemão naturalizado austríaco, viajou entre 2006 e 2007 pelo Texas fotografando sinais que expressam o clima político, económico e cultural desse Estado. Desta extensiva viagem resultou o projecto “SIGNS”, que pode ser visto até 16 de Maio no Museu da Imagem, em Braga.
Entre os grandes céus e paisagens vazias, Peter Granser encontrou, muitas vezes por acaso, placards, painéis e objectos que revelam a imagem de aridez em que se inscreve a tríade texana: conservadorismo político, patriotismo exacerbado e fundamentalismo religioso.

Job Well Done! é a mensagem de boas vindas para os soldados regressados do Iraque, feita com copos de plástico das cores da bandeira. Aliás, estas cores são recorrentes em “SIGNS”, tal como a própria bandeira dos E.U.A., símbolos do patriotismo texano.
Outra fotografia representa uma sala de conferências na base militar de Fort Hood, na qual estão dois relógios que indicam as horas no Texas e no Iraque. Remetem para a guerra no Iraque, acontecimento que exacerbou o conservadorismo e fundamentalismo político e religioso nos E.U.A. A oposição dos dois relógios representa o confronto dos dois países e por baixo está um quadro limpo, como que a mostrar o vazio e a estagnação da guerra. 
Megachurch, talvez a obra mais monumental do projecto, é um tríptico de uma mega-igreja com capacidade para 16 000 pessoas. Trata-se de um santuário para as massas, com uma grande componente de espectacularidade associado. Semelhante a um concerto dos U2, a missa é um espectáculo pirotécnico com luzes e ecrãs gigantes.

Peter Granser tem um estilo inconfundível, nomeadamente no uso da cor. A escolha de cores esbatidas e pastel pode ser entendida como uma metáfora para a superficialidade do Texas, para o vazio do dia-a-dia e a estagnação que sentimos na paisagem e no quotidiano. Podemos assim reconhecer a influência em Peter Granser de exposições de fotografia marcantes, como o caso de New Color Photography (1981) na forma como explora a cor. É também possível encontrar uma relação com a exposição New Topographics (1975), momento de ruptura na fotografia americana de paisagem. Despida de sentimentalismos, retratou uma América real e até decadente, onde vemos parques de estacionamento, bungalows, móteis, fios de telefone…Os fotógrafos captaram com alguma ironia o que a América se tornou. Peter Granser também constrói uma crítica ao mostrar-nos um Texas cru, sem eufemismos.

Mas podemos perguntar-nos: não será “SIGNS” uma visão unilateral do Texas? Granser mostra-nos um Texas ultraconservador, no fundo um estereótipo. Assim, é uma generalização, o exagero de uma realidade, uma hipérbole utilizada para criticar. Contudo, a crítica de Peter Granser é muito subtil e evita polémicas, afirmou Rui Prata, director do Museu da Imagem. A exposição não choca, incita sobretudo à reflexão.
“SIGNS” mostra-nos a estreita relação da arte com a crítica política e social. Peter Granser pensa que a América nunca foi capaz de fazer uma auto-análise crítica, por isso é importante que estrangeiros o façam, uma vez que se trata de uma país que influencia politica, económica e culturalmente o resto do mundo. É frequente a arte penetrar a esfera política na forma de crítica e Peter Granser fá-lo de forma admirável.


Sara Pinheiro, Aluna do Curso de Estudos Artísticos e Culturais da FacFil (UCP), em estágio no Museu da Imagem

Sem comentários: